Associação

A AATCC – Associação das Assessorias e Técnicos de Corridas de Rua de Curitiba, foi fundada em 2008 com o objetivo inicial de organizar e orientar os técnicos, as academias e assessorias nas corridas, espaços e órgãos referente a corrida de rua na cidade de Curitiba e região.

HISTÓRIA DA CORRIDA DE RUA E A AATCC

As Corridas de Rua surgiram na Inglaterra no século XVIII onde tornaram-se bastante popular. Mas foi nos EUA que realmente a modalidade se firmou, em especial quando da primeira Maratona Olímpica

Na década de 70 houve um movimento forte em torno do “teste de cooper”, o que perdurou até o início deste século. Foi com a popularização do esporte que houve o “boom” dos anos 2000. Cidades do mundo inteiro já criavam suas maratonas com diversos objetivos, tais como: esporte, cultura, lazer, turismo, etc.

Atualmente o critério da Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) é quem define as Corridas de Rua, provas de pedestreanismo, como disputadas em circuitos de rua (ruas, avenidas, estradas) com distâncias oficiais variando de 5 Km a 100 Km, muito embora já tenhamos provas Ultra Maratonas ultrapassando os 200km

Na última década, com a força da prova São Silvestre (São Paulo-SP) e as etapas do Circuito de Corridas Corpore Pão de Açúcar disputado na mesma cidade, fizeram aumentar significativamente o número de praticantes no Brasil; e Curitiba-PR não ficou para trás.

Foi então que em 2008, com a abertura de novos caminhos, desafios e equipes que trabalhavam com esta modalidade, que alguns professores da cidade entenderam que já era necessário criar uma instituição que pudesse auxiliar e organizar as equipes, locais e eventos de corrida de rua da cidade.


Confirmações de corridas
Corridas Acontecento
Próximas Corridas
Calendário de eventos
Parceiros